A Administração Portuária lançou, no dia 10 de Junho, no Hotel Intercontinental, o primeiro programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Porto de Luanda – Uma Visão de Futuro e para o Futuro.
O acto, aberto pelo secretário de Estado dos Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, visou apresentar o programa de materialização de questões ligadas à sustentabilidade, o meio ambiente e a consciencialização, por intermédio da implementação da política sustentável da empresa.
Em reforço de acções que tem desenvolvido ao nível da sua responsabilidade social, voltada principalmente para a minimização das dificuldades de carácter social vividas pelas comunidades circunvizinhas, o plano dá igualmente a organizações da sociedade civil a possibilidade de submeterem projectos sociais e sustentáveis para apoio e/ou financiamento.
A meta com o lançamento deste programa, tornado público nesta segunda-feira, é apoiar jovens que tenham ideias de negócio, mas que necessitem de apoio para as implementar.
A directora de Sustentabilidade e Compliance do Porto de Luanda, Aurora dos Santos, explicou que os projectos devem ser apresentados ao programa de iniciativas denominado “Projovem”, disponível no site do Porto de Luanda.
“Pretendemos ajudar os jovens, através de formação e financiamento para que possam sustentar-se a si próprios e às suas famílias e promove, deste modo, o auto-emprego”, destacou.
Para além das grandes linhas de força que dão sustentabilidade ao programa, nomeadamente a consciencialização, ambiente e juventude, existem outras medidas adoptadas pelo Porto de Luanda, no quadro da responsabilidade sustentável.
Estas incluem a gestão de resíduos por meio de ecopontos, estação de tratamento de águas residuais industriais e domésticas, uso de painéis solares e a construção de uma subestação eléctrica.