Sobre o Porto

O Porto de Luanda é o principal porto marítimo de Angola e a sua mais importante infra-estrutura logística

Sobre o Porto

O Porto de Luanda é o principal porto marítimo de Angola e a sua mais importante infra-estrutura logística

O Porto de Luanda E.P. é uma empresa pública de grande dimensão, dotada de personalidade jurídica, autonomia e poder administrativo, financeiro e patrimonial.

Localização privilegiada

Situado na costa ocidental de África, o Porto de Luanda é responsável por escoar cerca de 80% das exportações e importações de Angola. Está inserido no centro da região mais populosa e de economia mais dinâmica do país e conta com fácil distribuição das suas cargas para o interior por meio de caminhos-de-ferro e estradas.

Acesso marítimo

O Porto de Luanda possui características excepcionais que facilitam o acesso marítimo às suas dependências. Por estar localizado numa baía natural, resguardado do lado do mar pela Ilha do Cabo, conta com protecção natural contra as correntes e ondulações marítimas, o que proporciona condições excelentes para as operações de manobra e acostagem de navios. Os ventos e as correntes são fracos e a agitação marítima é regular, geralmente de pequena altura.

Infra-estrutura

O Porto de Luanda tem 2.738 metros de cais de acostagem, divididos em sete terminais e uma plataforma logística de apoio à indústria petrolífera. Opera 24 sobre 24 horas e o calado máximo é de 13,2 metros com maré cheia. A profundidade ao longo do cais varia entre 10,5 metros e 12,5 metros, à excepção do Terminal de Cabotagem, cujo calado é de 3,5 metros a 5,5 metros.

Gestão

A Empresa Portuária de Luanda, E.P. é a responsável pelo Porto de Luanda, cuja área de concessão é de cerca de 1.500.000 de m². Trata-se de uma empresa pública, tutelada pelo Ministério dos Transportes, e a ela cabe exercer a função de autoridade portuária.

Modelo de operação

A Empresa Portuária de Luanda opera num modelo de concessão landlord port. É a proprietária da área portuária e gere-a por meio de concessionários, que se responsabilizam pelos investimentos e pelo desenvolvimento comercial dos terminais, conforme estabelecido nos contratos de concessão.

Supervisão

É responsabilidade da Empresa Portuária de Luanda a monitorização e fiscalização das actividades dos concessionários tendo em vista a prestação de um serviço público de qualidade (operação, investimentos, cumprimento de normas de segurança, etc.).

As condições da Baía de Luanda, abrigada entre a escarpa onde se ergue parte da cidade, a ilha da Nossa Senhora do Cabo e a Ponta do Dande, conferem ao Porto de Luanda características próprias e condições excepcionais que facilitam o acesso marítimo.

Conselho de Administração

A Empresa Portuária de Luanda, E.P. é gerida por um Conselho de Administração, nomeado pelo Presidente da República. O actual Conselho de Administração foi nomeado pelo Presidente João Lourenço, por meio do Decreto Presidencial 48/23, de 16 de Março, e empossado pelo ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, em 20 de Março de 2023.

Organigrama

De acordo com o estatuto orgânico, aprovado pelo Decreto n° 26/98 de 14 de Agosto, a empresa possui os seguintes órgãos sociais:

Organigrama Porto Luanda
Organigrama Porto Luanda

Missão

Planear, gerir, regular, fiscalizar e promover o Porto de Luanda.

Visão

Tornar o Porto de Luanda cada vez mais eficiente, competitivo e seguro.

Valores

Ética, Compromisso, Meritocracia, Segurança e Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Organismos Associados

O Porto de Luanda é membro das seguintes organizações:

APANG

A Associação dos Portos de Angola – APANG reúne as empresas portuárias e os operadores de terminais. Foi instituída em 2014, com o objectivo de assegurar a defesa e promoção dos interesses dos seus associados e contribuir para o desenvolvimento e modernização do sistema portuário angolano.

APLOP

A Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) tem por objecto assegurar a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados e contribuir para o desenvolvimento e a modernização dos seus portos. Constituída a 13 de Maio de 2011, tem sede em Lisboa, Portugal, e visa reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros.

AGPAOC

A Associação de Gestão dos Portos da África Central e Ocidental é integrada por 24 associações portuárias nacionais e portos, da Mauritânia a Angola, cobrindo um total de 12.000 km de costa no Oceano Atlântico. Foi criada em Freetown, Serra Leoa, em 1972, e está sedeada em Lagos, na Nigéria. Tem por objectivo promover a troca de experiências e o desenvolvimento dos portos desta região. Angola é membro da organização desde 1986.

OMAOC

A Organização Marítima da África Ocidental e Central (OMAOC), sedeada em Abidjan, na Côte d’Ivoire, tem o objectivo de constituir uma plataforma de cooperação a nível dos países da região.