O livro “Porto de Luanda 76 anos” reúne as histórias contadas por 76 portuários e ex-portuários, numa edição bilíngue e ilustrada.

Ao celebrar os 76 anos da sua criação em 2022, o Porto de Luanda resolveu homenagear os colaboradores no activo e os que se encontram na reforma. A ideia foi a de editar um livro comemorativo com as histórias recolhidas de 76 portuários e ex-portuários.

Assim, nasceu o livro “Porto de Luanda 76 anos”, que contém relatos pessoais, numa edição bilíngue (Português e Inglês). O livro tem 200 páginas, um design leve, elegante e edição de capa dura, com uma “luva” para proteger a publicação. A tiragem inicial é de 1.000 exemplares.

Não foi tarefa fácil seleccionar as 76 pessoas que, em 2021, contaram as suas histórias e se deixaram fotografar para o livro. A escolha dos nomes procurou reflectir a diversidade das várias unidades orgânicas que compõem a administração do Porto de Luanda.

As histórias contadas pelos portuários adquirem uma dimensão que vai muito além do universo particular da empresa, o que contribui para a projecção da imagem de uma organização que se preocupa com os seus trabalhadores, com o resgate da memória e com a responsabilidade social que exerce.

O livro estampa depoimentos de pessoas que entraram para a empresa antes da independência de Angola, em 1975. O Porto, naquela altura, era de pequena dimensão e registava um volume de cabotagem muito acentuado, segundo depoimento de um colaborador antigo.

No dia do lançamento do livro, houve convívio, que se constituiu numa excelente oportunidade de diálogo entre os colaboradores no activo e reformados.