O Porto de Luanda integra a lista das empresas públicas que, durante o exercício de 2023, registaram um resultado líquido agregado positivo, ocupando a 4ª posição.
Esta informação consta do relatório de prestação de contas do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), apresentado na abertura da sessão de apresentação do Relatório Agregado do Sector Empresarial Público de 2023, que decorreu no dia 11 de Setembro.
De acordo com o documento, a petrolífera Sonangol, E.P. surge em primeiro lugar, seguida do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Recridet e Empresa Portuária de Luanda, E.P., na 4ª posição.
Na ocasião, a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou que o resultado líquido agregado positivo obtido por estas empresas do Sector Empresarial Público são de cerca de 908,7 mil milhões de kwanzas, representando um aumento de 16,6%, quando comparado com o resultado líquido obtido no ano anterior.
A ministra sublinhou que as empresas do sector empresarial público têm estado a melhorar os seus desempenhos, quer do ponto de vista de resultados, quer de prestação de contas. Na mensagem anexada ao relatório de gestão e contas 2023 do Porto de Luanda, o PCA da empresa, Alberto Bengue, sublinha que as acções combinadas entre a superestrutura, técnicos e parceiros, levaram à obtenção de resultados históricos.
“No ano 2023, no geral, os resultados do exercício económico registaram um aumento de 115 por cento. Os rácios económico-financeiros demonstraram que a empresa neste período foi eficiente e eficaz”, lê-se na mensagem.
Alberto Bengue refere também que esta cifra encoraja a empresa a continuar a apostar na redução de custos operacionais, tal como ocorreu em 2022, com vista a aumentar o volume de negócios e capacitar o seu capital humano, enquanto recurso de maior importância. “Animamo-nos quando notamos o impacto deste resultado na economia do país, porque a empresa se mantém entre os grandes contribuintes fiscais, de modo a posicionar[1]se melhor a fim de ajudar o Estado, seu principal accionista, a financiar-se para a prossecução de vários projectos económicos e sociais em carteira”, refere a mensagem.