Sustentabilidade

O nosso compromisso com a garantia da sustentabilidade económica, social e ambiental

O Porto de Luanda tem investido para o reforço da sua sustentabilidade, competitividade e crescimento por meio de uma progressiva  aposta na modernização das suas infra-estruturas, no aumento da produtividade, controlo das actividades dos concessionários e na formação dos seus recursos humanos. O compromisso com a garantia da sustentabilidade económica, social e ambiental do Porto de Luanda envolve o cumprimento dos princípios do Pacto Global e um adequado controlo dos processos de negócios, garantidos e concretizados pela dedicação de colaboradores técnica e eticamente reputados. O Porto de Luanda procura assegurar o cumprimento das exigências de sustentabilidade em todas as suas acções. Começa desde a garantia da segurança de pessoas e bens, passa pela sustentabilidade económica, social e ambiental das suas actividades até à oferta de serviços e infra-estruturas compatíveis com a protecção do ambiente. No Porto de Luanda, os seus dirigentes e trabalhadores são estimulados a actuar sempre com competência, responsabilidade, integridade, transparência, respeito e numa perspectiva de cooperação com todos aqueles com quem interagem e com as comunidades vizinhas.

Eixos estratégicos

Os principais eixos estratégicos de sustentabilidade são:

Protecção ambiental

Abordagem preventiva dos desafios ambientais, com a promoção da responsabilidade ecológica. A empresa promove iniciativas para mitigar os efeitos negativos decorrentes das suas operações, prevenindo as questões de saúde dos seus colaboradores e junto das comunidades de Luanda, para além de cuidar da protecção ambiental na sua zona circundante e de influência, por meio de uma gestão integrada do seu impacto ambiental.

Promoção da ética

Combate à corrupção em todas as suas formas. O Código de Ética da empresa proíbe qualquer tipo de corrupção, inclusive extorsão e propina, e não admite qualquer tipo de assédio moral nem sexual.

Protecção laboral

O Porto de Luanda respeita os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, existindo um código de ética e uma política clara de respeito pelo cidadão e de não discriminação pelas suas opções políticas, religiosas e sexuais.

Relacionamento com a comunidade

Ciente do seu peso e importância económica para a cidade de Luanda, o Porto de Luanda procura fomentar um relacionamento harmonioso com a comunidade à sua volta, estimulando o desenvolvimento de programas e projectos que vise o desenvolvimento da sua população.

Relatórios de Sustentabilidade

Estratégia e Plano de Sustentabilidade 2017-2020

Carta de Adesão Assinada pelo Sr. PCA e a Resposta que confirma a adesão no Pacto Global

Comunicação de Progresso - COP 2019

Comunicação de Progresso - COP 2020 - 2021

Comunicação de Progresso - COP 2021 - 2022