O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) vai credenciar, nos próximos dias, a viatura de marca Iveco, que o Porto de Luanda adquiriu, em 2021, para reforçar o combate e extinção de incêndios, informou o chefe do Departamento de Equipamentos e Materiais da Direcção de Extinção do SPCB, inspector-chefe Adalberto da Cunha.

Adalberto da Cunha avançou esta informação depois de um encontro entre a delegação do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e a Direcção de Segurança e Ambiente (DSA) do Porto de Luanda, que decorreu nesta quarta-feira, 19, na sala de reuniões da DSA.

Segundo o responsável, a delegação do SPCB deslocou-se às instalações da Administração Portuária com o objectivo inspeccionar a viatura adquirida pelo pelouro de Estratégia, Segurança e Ambiente, a fim de reforçar a capacidade do Sector de Bombeiros do Porto de Luanda, adstrito à DSA, na extinção e combate a incêndios, em toda a área de jurisdição portuária, além de outras partes de Luanda.

“Inspeccionámos a viatura inteira, desde o funcionamento da mesma até a sua bomba, porque o sistema de bomba, por ser um carro de combate a incêndios, é o mais importante. Para que a bomba funcione, porém, tem de ter uma componente bem estruturada e o carro tem isso. Sendo assim, a viatura reúne condições para ser certificada pelo SPCB”, referiu.

Adalberto da Cunha sublinhou que, com a certificação da viatura, a mesma passa a constar do mapa de controlo de meios do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e, uma vez cadastrada, o meio está apto para ser solicitado ao Porto de Luanda para responder a quaisquer sinistralidades e calamidades, já que reúne condições capazes de extinguir incêndios e tem ferramentas de resgate e salvamento.

Dentre várias valências, a viatura tem a capacidade de 10 mil litros de água, 1.000 litros de estrato [espuma], é totalmente automatizada, além de ter a capacidade de lançar água acima de 100 metros de distância.