A Autoridade Portuária de Luanda, a Unicargas e a Multiparques com a empresa dos Emirados Árabes Unidos procederam ontem, 23 de Abril, no Hotel Internacional, à assinatura de criação de joint venture, num acto testemunhado pelo ministro dos Transportes, Ricardo Veigas D’Abreu.

Os acordos foram assinados pelo PCA do Porto de Luanda, Alberto Bengue, o director  executivo (CEO) da AD Ports Group, Mohamed Juma Al Shamisi, o coordenador da Comissão de Gestão da Unicargas, Joaquim da Piedade, e o presidente regional da ADP-Abu Dhabi Ports, Mohamed Eidha Tannaf AlMenhali.

Nos termos do contrato de concessão do Terminal Polivalente do Porto de Luanda , antes operado pela Unicargas, cabe a esta joint venture a modernização das instalações e a sua transformação num terminal de contentores e ro-ro, abrangendo uma área de 178 mil metros quadrados para 192 mil metros quadrados.

Os trabalhos contemplam ainda a melhoria da parede de cais, a instalação de guindastes adicionais de navio-terra, guindastes de pórtico, entre outros equipamentos de última geração.

O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, destacou que os acordos resultam das conversações que as empresas têm mantido e que tinham conduzido já à assinatura do termo de compromisso entre as partes a 17 de Janeiro de 2023.