Na mensagem dirigida aos trabalhadores, por ocasião do cumprimentos de fim de ano, no dia 30 de Dezembro, o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, sublinhou que, para 2023, o desafio continuará a ser o de melhorar as condições sociais dos trabalhadores através da aprovação de diversos instrumentos que garantam a atribuição de vários benefícios sociais.

A seguir, a íntegra da mensagem.

“O ano de 2022 chegou ao fim e este é o momento de fazermos o balanço do nosso empenho, tendo em conta as metas e objectivos pré-estabelecidos. Naturalmente, nem tudo foi positivo, até porque factores externos, como as ainda persistentes consequências da pandemia da covid-19 e a crise nas cadeias de abastecimento causadas pelo conflito armado no leste da Europa, provocaram um impacto desfavorável à nossa empresa.

No plano ineterno, cumpre-nos dar as boas-vindas aos novos colegas que, no âmbito do processo de mobilidade interna, vieram reforçar a Direcção de Segurança e Ambiente face aos desafios da modernização da empresa, e gostaríamos também de agradecer os que em 2022 encerraram administrativamente o vínculo laboral com a empresa, desejando-lhes sucessos no novo ciclo de vida.

Relativamente à produção geral, em 2021, esta ascendeu a 14 milhões, 229 mil e 11,71 toneladas. Para 2022, projectamos um processamento de 16 milhões, 131 mil e 842,21 toneladas, representando, por isso, um aumento homólogo de 13 por cento.

Ainda neste ponto, a carga não contentorizada cresceu 22 por cento em relação à verificada em 2021, o que se deveu, principalmente, à importação de produtos da cesta básica e derivados de petróleo.

Em 2021 escalaram no nosso Porto 3 mil e 657 navios, dos quais 548 de longo curso, assim como 3 mil e 109 de apoio à actividade petrolífera.

Já para este ano de 2022, as previsões indicam que até ao último dia de Dezembro irão atracar um total de 501 navios de longo curso, bem como 3 mil 277 navios de apoio à actividade petrolífera. Isto quer dizer que vamos ter um aumento de 3 por cento nos navios de apoio à actividade petrolífera, enquanto que nos navios porta-contentores as previsões indicam para um descréscimo na ordem dos 9 por cento. No entanto, apesar da redução do número de navios, a mercadoria contentorizada tende a aumentar, graças ao aumento da capacidade estática das embarcações, que passam assim a transportar mais carga, o que remete o nosso porto a novos desafios.

 

Caros portuários,

Os trabalhadores são o maior activo de qualquer empresa. Por isso, apostamos na formação de quadros e em investimentos tecnológicos. Em 2022, as principais acções e apostas giraram, entre outras, em torno da digitalização de processos, reactivação da avaliação de desempenho e asseguramento da formação de técnicos em universidades e centros de referência internacional no domínio marítimo e portuário.

Sobre a formação de quadros, no ano findo, assinámos um protocolo de cooperação com o centro de formação do Porto de Antuérpia, um dos melhores da Europa e do mundo, e um memorando com a Associação Empresarial de Sines. Fruto destas parcerias, 52 colaboradores de diversas áreas orgânicas participaram de diferentes cursos no exterior do país.

Em relação às metas e objectivos pré-estabelecidos, a nível da Administração, destacamos a elaboração do Plano de Ordenamento do Território, a actualização do Plano de Ordenamento Portuário e a extensão da área de jurisdição portuária do Farol das Lagostas ao Município do Ambriz, província do Bengo, aprovado pelo Conselho de Administração e já remetido ao órgão de tutela. O Estatuto Orgânico do Porto de Luanda, igualmente aprovado pelo Conselho de Administração, acabou de ser submetido ao órgão de tutela para validação.

Em 2022 também destacamos o registo da nova logomarca do Porto de Luanda no Instituto Angolano da Propriedade Industrial e a implementação da Janela Única Portuária (JUP) II Multiportos, que tornará mais fluída a actividade comercial já que as operações dos operadores da cadeia portuária são agora, com a JUP II, mais céleres.

Quanto aos novos investimentos, está em curso a construção da Torre de Controlo VTS (Vessel Traffic Service) – um serviço de alta precisão e alcance de controlo de tráfego de navios –, o processo de concessão do serviço de reboque ao segundo operador portuário e a construção do Terminal de Cabotagem através do qual o Porto de Luanda não só vai passar a receber ferries, como outros navios de cabotagem.

 

Minhas Senhoras e Senhores,

No âmbito da responsabilidade social, doámos várias toneladas de produtos diversos a várias instituições de caridade, como a Associação de Solidariedade a Crianças e Adolescentes (ASCA), na Maianga, em Luanda, que acolhe 50 crianças carenciadas, e ao Centro de Reabilitação e Reinserção para Toxicodependentes (CRRT), na província do Bengo, para além de reabilitarmos e apetrecharmos o Centro Médico da Boavista e a Escola Primária n.º 1221, localizados no Distrito Urbano da Ingombota.

Para o próximo ano, o desafio continuará a ser a melhoria das condições sociais dos colaboradores através da aprovação de diversos instrumentos que garantam a atribuição de diversos benefícios sociais.

Em nome da Administração Portuária e no meu próprio, desejo os meus sinceros votos de Festas Felizes e próspero Ano Novo.”