A Administração do Porto de Luanda levou a cabo, na semana passada, durante dois dias, um simulacro para aferir o controlo dos níveis de segurança portuária na empresa, no âmbito do Código Internacional para Protecção de Navios e Instalações Portuárias  (Código ISPS), que estabelece para estas infra-estruturas três níveis de segurança

O simulacro teve como cenário a elevação do nível de segurança 1 (baixo) para o nível 2 (médio) e contou com a colaboração da Unidade Policial de Segurança Portuária (UPSP).

O chefe do Sector de Segurança e Protecção das Instalações Portuárias, Octávio Pacheco, explicou que o simulacro apresentou um cenário de alerta de ameaça de ataque às instalações portuárias.

Segundo o responsável, para fazer face a esta situação, as medidas de contenção aplicadas baseiam-se no nível de segurança 2, no âmbito do Código ISPS.

“Um porto tão estratégico e importante como o de Luanda deve fazer regularmente um controlo exigente. Pretendemos sensibilizar as pessoas sobre a importância do uso da identificação para ter acesso à empresa”, assinalou.

De acordo com o interlocutor, é importante que cada um faça a sua parte para  que a instituição não esteja numa situação de vulnerabilidade.

“Todos os dias temos cerca de dez mil almas a trabalharem no Porto. Isto, em termos de segurança, não é uma situação fácil de gerir. Por isso, as medidas de controlo de acesso têm de ser redobradas e rigorosas”, informou .

O nível 2, cuja categoria de segurança é média, aplica-se quando há informações que indicam um risco e aumento de ameaça, que implicam reforço do controlo de acesso.

“Neste nível, aumentamos também o número de patrulhas de segurança; as medidas de segurança para navios e cargas de alto risco, bem como o nível de alerta do pessoal portuário”, destacou.

Octávio acrescentou que, para os próximos dias, está previsto a realização de mais simulacros e exercícios de medidas de segurança para o controlo do acesso.

“Estão a ser feitos novos passes de acesso para os funcionários e parceiros que operam no porto de Luanda, esta acção surge no âmbito da implementação da nova logomarca da empresa e da uniformização dos procedimentos de segurança junto dos stakeholders ”, avançou.

Para maior controlo das instalações, de acordo com Octávio , está igualmente em curso a implementação de um sistema de vigilância por vídeo (CCTV) integrado com os concessionários a fim de garantir um monitoramento mais eficiente do Porto.