O Porto de Luanda foi distinguido, no dia 30 de Junho, em Bruxelas, Reino da Bélgica, como uma das empresas públicas com melhor qualidade de liderança, numa convenção realizada pela Sociedade Europeia para a Investigação da Qualidade (ESQR), organização europeia que se dedica precisamente à promoção da melhoria de estratégias de gestão de qualidade de processos, serviços e produtos à escala global.

A distinção, de acordo com o argumento da ESR, “teve em conta o facto de o Porto de Luanda ter apostado, nos últimos três anos, na prestação de serviços de qualidade, boas práticas de negócio e inovação tecnológica através de uma estratégia de desempenho bem-sucedida, graças à sua liderança excepcional e inciativas de promoção da qualidade desenvolvidas”.

Recebido simultaneamente pelo presidente do Conselho de Administração, Alberto Bengue, e pelo administrador do pelouro Comercial, Sustentabilidade, Compliance e Tecnologias de Informação e Comunicação, João Fernandes, o prémio atribuído ao Porto de Luanda vem valorizar e recompensar os esforços empreendidos e, ao mesmo tempo, acrescer o nível de responsabilidade da empresa, pela qual passam hoje cerca de 80% do volume das exportações e importações do país.

Conferido tanto a organizações privadas como públicas, a distinção de “Melhor Liderança da ESQR” tem como objectivo encorajar os vencedores buscar os seus objectivos empresariais, institucionais e profissionais pelo aperfeiçoamento continuado  da qualidade.

A distinção é extensiva, de modo individual, a líderes empresariais, académicos ou profissionais de diferentes ramos.

A outorgante, a Sociedade Europeia para a Investigação em Qualidade, é uma organização suíça, baseada em Lausanne mas com um raio de acção internacional.

Não é a primeira vez que o Porto de Luanda é distinguido internacionalmente. Em 2014, por exemplo, recebeu o prémio “Melhor Terminal Regional de Contentores”, no âmbito dos galardões outorgados pela plataforma internacional de portos Crans Montana.

Este prémio é uma das 11 categorias criadas por esta plataforma internacional para distinguir e incentivar as autoridades ligadas às actividades portuárias.

Sobre o Porto de Luanda: Tem a sua actividade enquadrada no segmento de transporte, logística, cadeia de suprimentos e armazenamento. É a maior plataforma logística de Angola e a principal porta de entrada e saída de mercadorias do país. Conta com um Terminal de Carga Geral, um Terminal Polivalente, um Terminal de Contentores, uma Base de Apoio à Actividade Petrolífera, um Terminal Multiusos, um Terminal de Combustíveis e um Terminal de Passageiros que está  em concurso público para ser transferido à gestão de um ente privado. O seu modelo de gestão é o Land Lord Port, em que a operação dos terminais é controlada por entes privados, mas regulada e fiscalizada pela Administração Portuária, personificada pela Empresa Portuária de Luanda – Empresa Pública, que existe há 79 anos.