Sobre o porto

O Porto de Luanda E.P. é uma empresa pública de grande dimensão, dotada de personalidade jurídica, autonomia e poder administrativo, financeiro e patrimonial.

Localização privilegiada

Situado na costa ocidental de África, o Porto de Luanda é responsável por escoar cerca de 80% das exportações e importações de Angola. Está inserido no centro da região mais populosa e de economia mais dinâmica do país e conta com fácil distribuição das suas cargas para o interior por meio de caminhos-de-ferro e estradas.

Acesso marítimo

O Porto de Luanda possui características excepcionais que facilitam o acesso marítimo às suas dependências. Por estar localizado numa baía natural, resguardado do lado do mar pela Ilha do Cabo, conta com protecção natural contra as correntes e ondulações marítimas, o que proporciona condições excelentes para as operações de manobra e acostagem de navios. Os ventos e as correntes são fracos e a agitação marítima é regular, geralmente de pequena altura.

Infra-estrutura

O Porto de Luanda tem 2.738 metros de cais de acostagem, divididos em sete terminais e uma plataforma logística de apoio à indústria petrolífera. Opera 24 sobre 24 horas e o calado máximo é de 13,2 metros com maré cheia. A profundidade ao longo do cais varia entre 10,5 metros e 12,5 metros, à excepção do Terminal de Cabotagem, cujo calado é de 3,5 metros a 5,5 metros.

SAIBA MAIS

Historial

A história do Porto de Luanda está vinculada ao início da colonização portuguesa, no século XVI. Assista ao filme animado e saiba mais sobre os desafios que foram superados para a construção de um grande porto em Angola.

Localização

As condições da Baía de Luanda, abrigada entre a escarpa onde se ergue parte da cidade, a ilha da Nossa Senhora do Cabo e a Ponta do Dande, conferem ao Porto de Luanda características próprias e condições excepcionais que facilitam o acesso marítimo.

SAIBA MAIS

Operações e Serviços

O Porto de Luanda definiu como uma das suas prioridades estratégicas a aposta no crescimento. Assim, é fundamental aumentar o volume de negócios por meio da captação de novo tráfego, alargamento das conexões com o interior do país, fomento da intermodalidade e melhoria da oferta logística.

Abastecimento de água

O abastecimento de água potável aos navios é garantido em todos os terminais, incluindo o terminal de apoio á actividade petrolífera. O fornecimento de emergência pode ser solicitado e efectuado com o navio ao largo.

Mantimentos e Sobresselentes

Os navios fundeados ou atracados nos postos de acostagem dos terminais podem efectuar operações de abastecimentos de mantimentos e de sobressalentes.

Ancoradouro

Os navios podem ficar fundeados com segurança na Baía de Luanda. O canal de entrada tem fundo formado por terreno firme, areia e lama. A sua profundidade varia entre 15 m² e 30 m².

Rebocadores e Pilotagem

Manobras de atracação, desatracação, mudança de posto de amarração, de correr ao longo do cais e nas de reforço da amarração.

A pilotagem é obrigatória para todas as embarcações nacionais e estrangeiras a partir de 500 toneladas de arqueação bruta.

Combustíveis

Há disponibilidade de fuel pesado e gasóleo marítimo, abastecidos pela SONANGOL, sociedade nacional de combustíveis de angola.

Reparação

Existem dois pequenos locais para reparações de navios de pesca e pequenas embarcações costeiras. Existe ainda uma doca flutuante para reparações de emergência a navios de até 6.000 Dwt.

+ Operações e Serviços

Assegurar a satisfação dos clientes é tarefa prioritária. Do mesmo modo, é igualmente importante ampliar as fontes de vantagem competitiva, seja por meio de melhoria dos processos de suporte aos negócios, aprimoramento dos serviços das operações portuárias e combate ao desperdício.

SAIBA MAIS

O porto de Luandaem tempo real

“Colaboramos com pessoas, equipes e empresas para tornar Angola um país muito mais eficiente.”


9

Terminais

42

Navios atracados

60

Navios fundeados

99

Navios esperados

TODOS OS NÚMEROS DO PORTO

Sustentabilidade

O Porto de Luanda tem investido para o reforço da sua sustentabilidade, competitividade e crescimento por meio da crescente aposta na modernização das suas infra-estruturas, aumento da produtividade, controlo das actividades dos concessionários e na formação dos seus recursos humanos

SAIBA MAIS