A delegação do Porto de Luanda, chefiada pelo seu presidente do Conselho de Administração, Alberto Bengue, participou de 2 a 7 de Setembro, no 9.º Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), em que Angola se faz representar pelo ministro das Relações Exteriores, Téte, em nome do presidente da República.

O evento decorreu na capital da República Popular da China, Pequim, sob o tema “Dar as mãos para avançar na modernização e construir uma Comunidade China-África de Alto Nível, com um futuro compartilhado”.

Ministros das Relações Exteriores e ministros da Economia de 53 países africanos membros do FOCAC, bem como representantes da União Africana e outras organizações regionais e internacionais, estão entre os mais de 300 participantes da reunião.

A cimeira China-África, oficialmente denominada Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), realiza-se de três em três anos desde 2000 e foi estabelecido como um mecanismo de consulta e de diálogo colectivo. Além de representar um passo orientado para o futuro da cooperação entre as partes, é um modelo importante no âmbito da cooperação sul-sul, em busca de um desenvolvimento comum.