A Empresa Portuária de Luanda (EPL) está a levar a cabo, no âmbito do seu programa de formação dirigida, acções que visam a certificação de técnicos do Centro de Coordenação de Navios (CCN) em matérias de controlador de tráfego marítimo.

No mês passado, o primeiro grupo de técnicos afectos ao CCN deslocou-se à Espanha onde frequentou a formação sobre gestão de tráfego de navios para operadores portuários.

O chefe do Sector de Controlo de Operações Portuárias e Planeamento de Navios da Direcção Comercial, Jorge Salvador, um dos participantes (do primeiro grupo que atendeu recentemente a formação), explicou que o curso teve como objectivo dotar os técnicos do Centro de Coordenação de Navios (CCN) de conhecimentos práticos sobre o assunto.

Em 10 dias consecutivos, os formandos tiveram contacto intensivo com temas relacionados com as normas de funcionamento do Serviço de Tráfego de Navios (VTS) e a descrição do perfil do operador deste equipamento.

“Obtivemos conhecimentos sobre as normas de funcionamento do VTS recomendadas pela IALA [International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities) que significa Associação Internacional de Sinalização Marítima em português]”, destacou.

Para além de ser um passo para o início do ciclo de formação para a certificação dos operadores de VTS da Administração Portuária, referiu que o curso vai melhorar a comunicação, bem como a gestão dos navios que fazem escala no Porto de Luanda segundo as normas da IALA.

Jorge Salvador garantiu que, mesmo antes da conclusão da torre onde irá funcionar o Serviço de Tráfego de Navios, esta formação irá agregar vários valores ao Porto de Luanda.

“Teremos uma comunicação mais ordenada com base nas regras da IALA, que regulam universalmente o padrão de comunicação entre o operador de VTS, o navio e outras entidades afins”, assinalou, acrescentando que estas questões contribuirão para a segurança da navegação.

A formação decorreu no Reino de Espanha, na região das Astúrias Oviedo, no Centro de Formação Juvelanos do Ministério dos Transportes deste país, que recebe pessoas de todo o mundo devido ao seu background.