O Porto de Luanda recebeu, no dia 30 de Agosto, uma delegação da Agência Marítima de Moçambique, que elogiou a modernização que a empresa está a realizar em vários domínios.

O reconhecimento foi feito durante uma visita que esta equipa realizou à instituição, no âmbito da troca de experiências que manteve com a Agência Marítima Nacional (AMN), no sentido de preparar a auditoria a que serão submetidas, em 2025, pela Convenção Marítima Internacional (IMO).

Élsio Agostinho, técnico de relações internacionais e diplomacia afecto ao Gabinete Jurídico e Cooperação do Instituto dos Transportes Marítimos de Moçambique, Autoridade Reguladora dos Transportes, mostrou-se encantado com a modernização do Porto de Luanda.

“Antes da visita guiada, assistimos ao vídeo institucional do Porto de Luanda, através do qual tivemos acesso a vários projectos da empresa, sobretudo a nível da modernização em questões tecnológicas, sustentabilidade e ambiente”, explicou.

Segundo Élsio Agostinho, o facto de Angola e Moçambique partilharem os mesmos problemas e desafios, a nível do sector marítimo, constitui uma mais-valia para a cooperação neste domínio.

“Dentro do sector do transporte marítimo, temos uma ligação intrínseca com o Porto de Luanda e é sempre bom perceber como os nossos parceiros estão a preparar-se para os desafios que o sector enfrenta”, destacou, acrescentando que “vamos propor aos nossos parceiros a implementação do que aqui constatamos em termos de modernização”.