Os vencedores da dinâmica “Eu Conheço o Porto de Luanda”, realizado durante a FILDA 2025 no stand da empresa portuária, foram contemplados com uma visita às instalações e terminais do Porto de Luanda. A iniciativa teve como objectivo proporcionar aos participantes uma experiência directa sobre o funcionamento desta infra-estrutura estratégica.

O grupo de dezoito vencedores foi recebido por Edson Nunes, chefe do Departamento de Gestão das Concessões e Marketing, e iniciou a sua jornada no Auditório Sílvio Barros Vinhas. Ali, assistiram a vídeos institucionais que apresentaram a história, a dimensão e o papel do Porto de Luanda. Em seguida, acompanharam de perto as operações portuárias, guiados por técnicos e responsáveis da instituição.

Segundo Edson Nunes, o propósito da actividade vai além da componente lúdica de perguntas e respostas, o objectivo do Porto de Luanda – à semelhança do que já se fez em edições anteriores – é proporcionar às pessoas um momento dentro desta infra-estrutura. Muitas vezes, a sociedade não tem noção do que acontece aqui dentro. Queremos dar a conhecer a dimensão do Porto e, ao mesmo tempo, inspirar os próximos portuários de amanhã.”

A visita continuou no Terminal de Carga Geral e percorreu os diferentes espaços concessionados, culminando no Terminal Muitiusos, concessionado à operadora DP World. Durante o percurso, os vencedores observaram o nível de organização, a aplicação de tecnologia e a diversidade de operações que garantem o abastecimento e sustentam a economia nacional.

Para os participantes, a experiência foi enriquecedora e única. Aguinaldo Ndembo, destacou: “Foi fantástica. Quem está de fora não imagina a grandiosidade das operações do Porto, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias. Só param em condições climáticas adversas. Além disso, impressionou-me a tecnologia que suporta a organização.”

Já António Neto sublinhou que as suas expectativas foram ultrapassadas: “Tinha um conhecimento vago sobre o Porto, mas a visita permitiu-me aprender muito mais. Impressionou-me a dimensão das operações de exportação e importação e, sobretudo, a importância do Porto de Luanda no abastecimento da cesta básica do nosso país.”

Além do almoço, os 18 vencedores receberam brindes do Porto de Luanda. Com iniciativas como esta, a Administração do Porto de Luanda pretende não apenas divulgar a relevância da infra-estrutura, mas também aproximar-se da sociedade, valorizando a actividade portuária e inspirando jovens e cidadãos a seguirem carreiras no sector marítimo-portuário.