No Dia Internacional contra a Corrupção, assinalado a 9 de Dezembro, o presidente do Comité de Ética do Porto de Luanda, Inglês Pinto, apelou aos trabalhadores para reforçarem a cultura de ética, integridade e compliance na empresa.

Na mensagem, a que o PortoNotícias teve acesso, lembrou que a data “visa lembrar aos Estados, demais actores estatais e não estatais o compromisso global para prevenção e luta contra a corrupção, através da promoção de acções que reforçam a ética, a integridade e a responsabilidade com a transparência”.

O responsável destacou que, nos últimos dez anos, a empresa tem integrado a ética como pilar da sua modernização, através do Código de Ética (Código de Conduta), do Comité de Ética, criação do Departamento de Compliance e de acções de formação, instrumentos que procuram “promover, divulgar e reforçar a cultura da ética e da prevenção da corrupção na empresa”.

O Código de Ética define princípios como legalidade, responsabilidade, integridade, transparência e respeito pelos direitos humanos.

No seu apelo central, Inglês Pinto pediu o reforço do trabalho para consolidar a cultura da ética, da integridade e do Compliance em toda Empresa.  “Façamos do dia de hoje um momento para renovar o nosso compromisso com a integridade, a inovação e a ética empresarial”, lê-se  na mensagem.