Uma equipa do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), liderada pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Álvaro Fernão, realizou, no dia 3 de Dezembro, uma visita de trabalho ao Porto de Luanda, onde foi recebida pelo PCA em exercício da empresa, João Fernandes. Durante o encontro, a Administração Portuária apresentou o ponto de situação das actividades e do plano estratégico em execução.

Ao PortoNotícias, Álvaro Fernão explicou que a deslocação ao Porto de Luanda se enquadra no ciclo regular de acompanhamento às empresas públicas. “No quadro do acompanhamento regular às empresas de capitais públicos, o IGAPE tem feito visitas ao longo do ano. Não podíamos encerrar o ano sem reunir com o Conselho de Administração do Porto de Luanda, uma empresa estratégica tanto para o nosso portfólio como para o país”, sublinhou.

O responsável acrescentou que o encontro permitiu reforçar a articulação com a gestão do Porto e analisar o andamento das acções estratégicas da empresa. “O objectivo foi reforçar a ligação institucional e acompanhar a execução do plano estratégico da empresa, que visa transformar o Porto de Luanda num hub portuário da região”, referiu.

Álvaro Fernão garantiu ainda a disponibilidade do accionista (Estado) para assegurar o suporte institucional necessário. “Estamos atentos e disponíveis para dar o apoio institucional necessário”, salientou.

Quanto aos passos seguintes, o PCA do IGAPE disse que o trabalho continuará com base num acompanhamento próximo. “O seguimento será feito com base em acompanhamento e apoio institucional. Enquanto accionistas, estaremos presentes para apoiar e deliberar sempre que for da nossa competência”, explicou.