Uma delegação angolana, integrada por administradores do Porto de Luanda, da ARCCLA e da AGT, reuniu-se no dia 19 de Novembro, em Kinshasa, com o Vice-Primeiro-Ministro da RDC, Jean-Pierre Bemba. O encontro visou operacionalizar projectos estruturantes para reduzir custos logísticos e acelerar as trocas comerciais bilaterais.

A missão, que contou com quadros dos Governos do Uíge e do Zaire, focou-se na eliminação de barreiras no corredor norte. Para o Porto de Luanda, placa giratória do comércio regional, os resultados revestem-se de carácter estratégico.

Um ponto fulcral foi a definição do Terminal de Segunda Linha de Trânsito Aduaneiro para a RDC. O projecto definitivo, na Boa Vista, ficará concluído em 2027. Contudo, para garantir uma resposta célere, será reabilitado o Terminal da Mulemba, com operações previstas para Julho de 2026. A RDC acolheu a iniciativa com agrado, reconhecendo o esforço do Governo angolano em facilitar o acondicionamento de mercadorias em trânsito e reduzir custos na cadeia de abastecimento.

No domínio da fiscalização, a modernização do Posto Aduaneiro do Luvo (cuja inauguração está prevista para Dezembro de 2025) foi elogiada. Para maximizar o investimento, a parte congolesa recomendou a retoma do processo de constituição do Posto de Paragem Única (Luvo/ Lufu) e a integração dos sistemas de informação. A AGT formalizará o pedido de cooperação para agilizar o desalfandegamento e garantir a segurança das cargas.

Abordou-se ainda a Plataforma Logística Integrada de Kimbata, com lançamento previsto para Janeiro de 2026, considerada vital para a economia das duas regiões. Finalmente, relativamente às taxas que bloqueiam a actividade dos transportadores, decidiu-se criar um grupo técnico conjunto para efectuar o levantamento da situação real e remeter o dossier ao nível político para a devida resolução.