O embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Stéphane Doppagne, reuniu-se, no dia 12 de Agosto, com o Conselho de Administração do Porto de Luanda, com o objectivo de reforçar as relações de cooperação portuária entre Angola e a Bélgica, no quadro da parceria estabelecida pelos portos de Luanda e o de Antuérpia-Bruges Internacional.

No encontro, o embaixador destacou a relevância do Porto de Luanda nas trocas comerciais entre os dois países e sublinhou o papel estratégico da parceria com o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.

Em entrevista ao PortoNotícias, o diplomata lembrou que as trocas comerciais entre Angola e a Bélgica rondam actualmente os 900 milhões de euros por ano, grande parte movimentada através do Porto de Luanda. “As trocas entre o Porto de Antuérpia e o Porto de Luanda são muito importantes, porque este porto está directamente ligado ao centro do mercado europeu. Setenta e cinco por cento do PIB da União Europeia fica a menos de um dia de transporte rodoviário do Porto de Antuérpia”, explicou.

Segundo o embaixador, a localização estratégica do porto belga é uma mais-valia tanto para os exportadores angolanos, que encontram um canal directo para a Europa, como para os exportadores europeus que, através de Antuérpia, podem aceder ao continente africano. “Não é por acaso que o Porto de Antuérpia é, hoje, o maior porto europeu no comércio com África”, assinalou.

Stéphane Doppagne salientou ainda que a cooperação entre os dois países não se restringe ao sector portuário. A Bélgica está também presente em outros segmentos de transportes e logística, com destaque para a participação de uma empresa belga no consórcio do Lobito Atlantic Railway, que dinamiza o Corredor do Lobito.

“Temos muitas empresas belgas instaladas na RDC que utilizam o Porto de Luanda para importar ou exportar bens para a Europa, e há igualmente companhias interessadas no novo aeroporto de Luanda”, referiu, acrescentando que o sector dos transportes constitui uma prioridade nas relações bilaterais.

O embaixador belga foi recebido pelo PCA em exercício do Porto de Luanda, Aníbal Vuma.

A visita, marcada pela exibição do vídeo institucional e pela apresentação dos resultados alcançados no âmbito da parceria com o Porto de Antuérpia Bruges Internacional, constituiu igualmente uma oportunidade para a troca de impressões sobre os desafios e perspectivas futuras da cooperação.

O programa terminou com um coffee break e com a entrega de brindes comemorativos dos 80 anos da empresa ao embaixador Stéphane Doppagne e aos restantes membros da delegação.