A Associação Angolana de Ética e Sustentabilidade (AAES) marcou presença na 20.ª edição da Semana da Responsabilidade Social, realizada nos dias 5 e 6 de Novembro, no Estúdio Time Out – Time Out Market, Lisboa, promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), em parceria com a UN Global Compact Network Portugal. A delegação angolana integrou representantes dos portos de Cabinda, Namibe, Luanda e do Ministério das Finanças.

Em conversa com o Portonotícias, no final do evento, Estevão Juliana, presidente da AAES, considerou a participação angolana no evento como sendo uma oportunidade singular de aprendizagem e de partilha de experiências.

“Agradecemos à APEE pelo convite para Angola participar nesta Semana de Responsabilidade Social. A experiência foi extremamente enriquecedora, permitindo-nos conviver com especialistas e instituições de referência. Este conhecimento será determinante para o desenvolvimento das nossas iniciativas e poderá servir de base para a realização de uma Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade em Angola”, sublinhou.

Avaliando as temáticas abordadas, o responsável sublinhou a importância da ética como alicerce fundamental para a promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social no país. “A ética representa o fundamento sobre o qual se devem construir todas as acções de compliance, governação e responsabilidade social. Sem ela, torna-se muito difícil implementar políticas sustentáveis nas empresas, sejam elas privadas ou estatais. A ética é o fundamento para uma boa governação”, referiu.

Por seu lado, Ulisses Fernandes, secretário-geral da APEE e coordenador do evento, destacou a visão e a abordagem desta edição, assente nos cinco pilares da sustentabilidade – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.

“As pessoas são o principal agente da mudança. O que as pessoas têm e fazem repercute-se no planeta. Sempre que existem boas políticas públicas na área do desenvolvimento sustentável, isto também contribui para a prosperidade. A prosperidade leva à paz e vice-versa; a paz é consequência desse desenvolvimento sustentável. Esta edição procurou integrar os cinco pilares para uma abordagem holística dos diversos aspectos que, no nosso entender, são determinantes em matéria de desenvolvimento sustentável, envolvendo múltiplos actores para estimular práticas responsáveis e sustentáveis em diversos sectores”, explicou.

O programa do evento incluiu debates, workshops e exposições temáticas sobre áreas estratégicas como igualdade, inclusão, economia circular, empreendedorismo sustentável, idadismo, alterações climáticas, digitalização e literacia financeira. Paralelamente às sessões, no primeiro dia do evento, decorreu a 11.ª cerimónia de reconhecimento de boas práticas em responsabilidade social, na qual foram distinguidas organizações públicas e privadas pelo contributo em ética, responsabilidade social e sustentabilidade.

A participação de Angola na Semana da Responsabilidade Social reforça o compromisso do país com a promoção da ética, da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, fortalecendo a cooperação internacional e criando uma base sólida para futuras iniciativas e projectos.