Porto de Luanda promoveu, no dia 26, a campanha de limpeza “Seja Consciente”, que mobilizou cerca de 167 pessoas, com a parceria da Associação Nação Verde, da Associação Angolana do Mercado do Carbono, da administração e comunidade local, bem como da polícia portuária. A iniciativa resultou na recolha de 16,8 toneladas de resíduos.

A campanha, integrada na comemoração do Dia Mundial da Sustentabilidade, teve como objectivo valorizar e segregar resíduos sólidos recicláveis.

Pedro Dozi, administrador do pelouro de Finanças, Contabilidade e Património, que fez a abertura da actividade em representação do administrador das áreas Comercial, Sustentabilidade, Compliance e TIC, apelou para que acções do género não se limitem a datas comemorativas.

“Não devemos ignorar o facto de que esta acção impacta directamente o negócio portuário, pois o Porto está inserido na área marítima. Devemos realizá-la sempre, porque tem impacto económico, social e no bem-estar das pessoas”, afirmou.

Segundo a coordenadora da Associação Nação Verde, Rebela Botes, os resultados superaram os da campanha realizada em Junho. “Na altura recolhemos cerca de 190 quilos de resíduos. Hoje conseguimos recolher 290 quilos de recicláveis”, destacou.

A responsável acrescentou que, além destes, foram retirados do ambiente 16,8 toneladas de resíduos indiferenciados, desviados do mar e dos oceanos e encaminhados para aterros. “Os recicláveis seguirão para fábricas de reciclagem, onde serão processados de forma química, física e biológica, transformando-se em novos produtos”, explicou.

Questionada sobre o destino do valor arrecadado com a venda dos recicláveis, Rebela Botes esclareceu: “O valor será distribuído pelos mais de trinta voluntários que participam directamente na recolha de resíduos.”

A campanha teve a duração de cerca de três horas. Os voluntários foram divididos em grupos e deslocados para diferentes pontos com maior concentração de lixo. No final, participaram numa palestra subordinada ao tema “As nossas acções impactam na sustentabilidade do planeta — seja consciente”.